Novidades sobre o Enem 2018

Banner enem

Um dos exames que mobiliza o maior número de candidatos no Brasil anualmente coloca na mesa as regras, datas e objetivos para aquele que pretende granjear uma das vagas oferecidas pelos programas governamentais ou mesmo pelas instituições privadas. Oportunidades no SiSU, ProUni e FIES exigiram desempenhos e performances aferidas pela nota gerada a partir da prova do Enem.

Com o edital publicado, separamos pra vocês os pontos mais interessantes e importantes para te colocar por dentro até que você possa ler o edital por completo. As datas mais importantes, e ainda o que muda e o que persiste no exame desse ano são tratados nesse pequeno texto.

Calendário Oficial

  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição:  de 2 a 11 de abril.
  • Justificativa de ausência no Enem 2017:  de 2 a 11 de abril.
  • Inscrições:  de 7 a 18 de maio.
  • Pagamento da taxa de inscrição: de 7 a 23 de maio.
  • Solicitação de Atendimento pelo Nome Social:  de 28 de maio a 3 de junho.
  • Aplicação das provas: dias 4 e 11 de novembro.
  • Publicação do gabarito: até três dias úteis após a aplicação da última prova (até dia 14 de novembro)

Principais pontos de interesse do Edital

Pedidos de Isenção

Cerca de 70% dos candidatos ao ENEM possuem direito à isenção, mas agora o pedido de isenção deve ser feito com antecedência, antes do período de inscrição.

Tem direito à isenção da taxa de inscrição os candidatos que:

  • Estejam cursando o último ano do ensino médio em escola da rede pública,
  • Tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
  • Tenha cursado o ensino médio como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou menor a um salário mínimo e meio;
  • Declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica, membro de família de baixa renda, que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) do ano passado.

Justificativa de ausência no processo 2017:

Candidatos que obtiveram a isenção em 2017 e não compareceram a um dos dias do certame tem que se justificar caso queira pleitear a isenção no processo 2018. O prazo para apresentar a justificativa é do dia 02 a 11 de abril. A justificativa de ser feita exclusivamente pelo endereço eletrônico: enem.inep.gov.br/participante.

São justificativas cabíveis: Acidente de Trânsito; Assalto/Furto; Casamento; Morte na Família; Acompanhamento de Cônjuge; Maternidade; Paternidade; Trabalho.

Para cada caso documentos comprobatórios devem ser apresentados segundo especificação contida no anexo III do edital.

Exames em dois domingos consecutivos:

Seguindo e consolidando o que já tinha sido definido no enem 2017, nesse ano as provas também acontecerão em dois domingos consecutivos. Com essa medida o caso especial dos sabatistas, que tinham que ficar confinados por maior tempo, até as 19 horas do sábado para a partir de então darem início a prova, fica resolvido.

A Distribuição das provas também se conservou, primeiro domingo Linguagens, Ciências Humanas e redação e no segundo domingo Ciências da natureza e Matemática.

Certificação de Ensino Médio através da nota do ENEM:

Também acompanhando a inovação do ano de 2017, o enem não será meio válido para conferir o título de conclusão do ensino médio. Para tal, o candidato deverá se inscrever no ENCCEJA com provas previstas para agosto.

Zerar a redação por Ataque aos Direitos Humanos:

No certame de 2017 o edital contemplava item que determinava que tivesse igualada a zero a nota de redação de candidato que desrespeitasse os direitos humanos. No entanto, naquela ocasião o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu a regra. Por essa razão o edital de 2018 já não conta com essa regra, mas mantém outras tantas que podem impactar diretamente a nota do candidato na redação, como a anulação da reescrita de textos motivadores ou a citação de trechos desconexos com a proposta de redação para efeito da quantidade mínima de linhas escritas.

Possibilidade de solicitação de Remarcação de Prova:

O edital desse ano contempla dispositivo que prevê que o participante, em razão de problemas relacionados a logística de prova poderão em até cinco dias após a aplicação da última prova solicitar reaplicação do exame. Em várias ocasiões, por iniciativa do organizador, ou mediante ações legais as provas foram reaplicadas. Nessa nova formatação serão analisados caso a caso a solicitação embasada de cada pleiteante.

Ampliação do tempo para resolução da prova de Ciências da Natureza e Matemática:

Uma demanda antiga dos candidatos era a ampliação do tempo de prova do segundo dia de aplicação de provas, quando atualmente é realizada a prova de ciências da natureza e matemática. O tempo de prova, que outrora era de quatro horas e meia foi ampliado para cinco horas de prova. Esse aumento de trinta minutos permite uma realocação estratégica e a resolução de um maior número de questões com segurança. Outrora o candidato contava com um tempo médio de resolução de 3 minutos por questão, contado o tempo de transcrição das respostas para a folha de respostas. No novo formato o candidato contará com um tempo médio de 3 minutos e vinte segundos por questão.

Obrigatoriedade de vistoria de artigos religiosos:

Candidatos portando artigos religiosos como burcas e quipás não poderão se negar a vistoria dos mesmos, sendo passível de eliminação do certame a negativa contra tal procedimento.

As informações completas estão disponíveis no edital publicado no Diário Oficial da União Seção 3, n° 55, de quarta-feira 21 de março de 2018, a partir da página 53. Veja na integra pelo link:  https://search.app.goo.gl/f7P6

 Imprensa:

Na reportagem do SBT Brasil os alunos da Rede Alub comentam sobre a prova do Enem de 2018. A luta contra o tempo para fazer as questões  é o que mais preocupa os estudantes. Mas, neste ano, com meia hora a mais de prova, os alunos ficam um pouco mais tranquilos. Veja a matéria (http://www.sbt.com.br/jornalismo/sbtbrasil/noticias/105229/MEC-divulga-cronograma-do-Enem-marcado-para-novembro.html)

Na NBR o coordenador geral de preparatórios, Paulo Santos, falou sobre as mudanças e os alunos também. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=yQGZgHj4IHg

Boa preparação!

Paulo Santos – Coordenador Geral de Preparatórios Rede Alub.

Relacionados


Veja todos