Fique atento e não seja eliminado do PAS

Você sabia que alguns critérios podem desclassificar os candidatos do PAS?

De acordo com o edital do Programa de Avaliação Seriada (PAS), será eliminado e não terá qualquer classificação o candidato que se enquadrar em um dos seguintes critérios:

  1. Obtiver pontuação menor ou igual a zero, em alguma das áreas do conhecimento, na prova da terceira etapa
    Isso significa que o candidato não pode zerar ou marcar mais itens divergentes do gabarito oficial que os que coincidem nas provas de idiomas ou dos demais conhecimentos.
  2. Faltar à prova da segunda ou da terceira etapa
    O candidato não é obrigado a participar da primeira etapa, mas da segunda e da terceira, sim. Se você não fizer a primeira prova, sua nota será zero. Mas, como essa etapa possui peso 1, não há motivo para desespero: mais de 80% da nota total do PAS podem ser conquistados nas duas etapas finais.
  3. Obtiver nota igual ou menor que 20 no somatório das notas das redações, das três etapas, com os respectivos pesos
    A nota da redação é composta por duas partes. Parte 1: nota da redação da primeira etapa somada com a nota da redação da segunda etapa e multiplicada pelo peso 2. Parte 2: nota da redação da terceira etapa multiplicada pelo peso 3. A soma dos resultados das duas partes tem que ser maior que 20.

 

NOTA DA REDAÇÃO = {[(nota da 1ª etapa + nota da 2ª etapa) x 2] + (nota da 3ª etapa x 3)}

Não marque bobeira! Os critérios de eliminação são muito flexíveis. Por isso, além do conhecimento das matérias da matriz curricular, é necessário saber e entender os critérios eliminatórios do PAS.

Paulo Alberto dos Santos
Professor de química em cursos do DF desde o ano 2000, com experiência em preparação de alunos para o vestibular, PAS, Enem e concursos diversos. Atualmente é coordenador-geral dos preparatórios da Rede Alub.

Relacionados


Veja todos